O QUE É O PROGRAMA?

Uma certificação para as empresas brasileiras da cadeia produtiva do calçado que incorporam a sustentabilidade em seus processos produtivos segundo indicadores nas quatro dimensões: econômica, ambiental, social e cultural.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

Empresa que produz calçados, acessórios e componentes para couros, calçados e artefatos. O estabelecimento deve ser associado à Assintecal ou à Abicalçados. A certificação é concedida por CNPJ.

 

POR QUE A SUSTENTABILIDADE É IMPORTANTE PARA O SEU NEGÓCIO?

Download: Folder Origem Sustentável

O que é preciso para obter a certificação

Para obter a certificação, a empresa deve estar comprometida com os indicadores incluídos nas dimensões abaixo:

Dimensão Econômica
Dimensão Econômica

Inclui indicadores de ações relacionadas aos resultados econômicos, aos direitos dos acionistas e investidores e a competitividade da empresa. Em síntese, são as ações no presente que afetam a perenidade do negócio ao longo do tempo. Esta dimensão possui 23 indicadores, dos quais 5 são obrigatórios

Dimensão Ambiental
Dimensão Ambiental

Relaciona indicadores de ações de cuidado com o planeta, proteção do meio ambiente e  recursos renováveis, a ecoeficiência e a gestão dos resíduos. São as ações para a preservação do negócio sem comprometer o capital da natureza. Esta dimensão possui 39 indicadores, dos quais 10 são obrigatórios

Dimensão Social
Dimensão Social

Inclui indicadores relacionados às ações que afetam os membros da sociedade, incluindo os direitos humanos e trabalhistas, emprego, distribuição de renda, transparência, equilíbrio social e postura ética. Esta dimensão possui 42 indicadores, sendo 11 obrigatórios

Dimensão Cultural
Dimensão Cultural

Relacionado às ações de preservação da cultura da empresa, evoluindo para inserção de elementos da cultura local, regional ou nacional.  Aqui estão inseridas as técnicas artesanais, materiais locais, tradições e história da empresa. Esta dimensão possui 9 indicadores, dos quais 2 são obrigatórios.

Gestão da Sustentabilidade
Gestão da Sustentabilidade

A certificação estabelece um sistema de gestão da sustentabilidade, de forma a garantir que toda a organização esteja envolvida com a sustentabilidade, garantindo uma abordagem sistêmica e orientada para a melhoria contínua dos aspectos relacionados. Este sistema possui 11 indicadores, dos quais 4 são obrigatórios.

Como aderir ao programa

Saiba como é o passo a passo para ser uma empresa certificada:

Níveis de certificação

Com o objetivo de estimular as empresas a ingressarem no programa Origem Sustentável, mesmo ainda sem atender plenamente todos os indicadores, são estabelecidos níveis de certificação de acordo com o numero de indicadores atendidos, incluindo os indicadores estabelecidos como obrigatórios.

Atendimento mínimo de 50% dos
indicadores aplicáveis

Atendimento mínimo de 75% dos
indicadores aplicáveis

Atendimento mínimo de 90% dos
indicadores aplicáveis

Atendimento de 100% dos
indicadores aplicáveis

 

Contato

Linda Pienis - sustentabilidade@institutobybrasil.org.br
(51) 3593 7151 | (51) 3593 7141

Empresas Participantes

Certificação Ouro:
Cipatex
Piccadilly
Vulcabrás
Certificação Diamante:
Bibi

Notícias

Realização
Abicalçados
Assintecal
Apoio
Lassu
Gestão
Instituto by Brasil
Ligar

Solicite mais informações