Conheça melhor os pilares do Programa Origem Sustentável e leia os depoimentos das empresas certificadas

Conheça melhor os pilares do Programa Origem Sustentável e leia os depoimentos das empresas certificadas 27Ago
Origem Sustentável

Programa Origem Sustentável

É necessário experimentar novas formas de prestação de serviços e fornecimento de produtos com impacto social positivos. E com esta visão foi desenvolvido o Programa Origem Sustentável.

O Programa Origem Sustentável é uma certificação para os estabelecimentos brasileiros da cadeia produtiva do calçado que incorporam a sustentabilidade em seus processos produtivos segundo indicadores nas quatro dimensões: Econômica, ambiental, social e cultural.

Uma iniciativa criada em 2013 pela Associação Brasileira de empresas de componentes para couro, calçados e artefatos (Assintecal) e da Associação Brasileira das indústrias de Calçados (Abicalçados), que se preocupam com o desenvolvimento sustentável dos seus associados, contemplando, portanto, os fabricantes de calçados, acessórios e os fornecedores de seus componentes.

A gestão do programa está a cargo do Instituto By Brasil (IBB), que  é a entidade responsável pelas atividades de suporte à certificicação.

O programa tem como base a definição de desenvolvimento sustentável, que é atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades, e da competividade sustentável que é o compromisso das empresas em gerenciar e melhorar seus resultados econômicos, seus impactos ambientais, suas implicações sociais e salvaguarda a cultura de suas atividades em nível empresarial, local, regional e mundial.

Os objetivos do programa são:

Propiciar aos fabricantes de calçados, acessórios e aos seus fornecedores de componentes um maior engajamento em questões de sustentabilidade;

Amplicar as oportunidades no mercado de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos originados de processos sustentáveis;

Alinhar a indústria de calçados, acessórios e componente brasileira com iniciativas nacionais e internacionais de sustentabilida como os objetivos de desenvolvimento Sustentável – ONU;

Estimular a adoção de requistios de gestão alinhados às normas nacionais e internacionais com foco nas imensões da sustentabilidade, como ABNT NBR ISO 9001:2015 – Sistema de gestão da Qualidade. ABNT NBR ISO 14001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade, ABNT NBR 16001:2012- Responsabilidade Social – Sistema da Gestão, ABNT NBR 16296:2014 – Princípios, critérios e indicadores para produção sustentável de couros.

A certificação do Programa Origem Sustentável é um passo importante na busca pela excelência organizacional e a garantia do desenvolvimento sustentável da cadeia calçadista.

As empresas certificadas fortificaram o compromisso com um ecossitema saudável e produtivo. São elas:

Calçados Bibi Ltda. (CNPJ 97.748.958/0001-05) – Certificação Diamante

Microondulados Box Print Ltda. (CNPJ 08.512.168/0001-98) – Certificação Diamante

Vulcabrás Azaleia – CE e Artigos Esportivos S/A (CNPJ 00.954.394/0001-17) – Certificação Ouro

Cipatex Impregnadora de Papéis e Tecidos Ltda. (CNPJ 47.254.461/0001-54) – Certificação Ouro

A Grings S/A (CNPJ 97.755.177/0001-30) – Certificação Ouro

 

Clique no link https://ths.li/PZURFF e faça um tour virtual no estande do IBB, que te permite conhecer melhor os pilares do Programa Origem Sustentável e ler os depoimentos das empresas certificadas.

Estande Instituto By Brasil:

Sustentabilidade, inovação e design são os pilares do IBB. Nesta primeira edição digital do Inspiramais, são justamente esses três eixos que estão representados neste passeio virtual. A galeria em formato circular lembra os princípios de uma nova economia, também circular e regenerativa. O percurso leva à geodésia cujo design foi criado pela arquiteta Solimar Isaac por meio de formas conhecidas como catenárias, únicas e singulares, tal e qual os projetos realizados pela instituição. Catenárias são formatos que provocam a lei da gravidade por meio da arquitetura paramétrica. Na proposta do stand, evocam uma colmeia, da qual transborda o trabalho incessante de muitos colaboradores, representando também a sustentabilidade e a inovação responsável. Nesta proposta, o design paramétrico contrasta com o azul de um céu modernista em que desponta a força da luz solar, trazendo a natureza em sua plenitude e a inovação da realidade imersiva como força que nos dirige a um futuro phygital – físico e digital.

Ligar

Diagnóstico